2.10.2005

O silêncio

John Cage dizia que o silêncio é impossivel. Quando se fechou numa câmara aneicoica (isolada de qualquer som) ouviu o seu coração e a sua própria respiração. Concluindo que qualquer experiência de silêncio é impossivel para um ser vivo e de boa saude. Estava errado. Esqueceu-se que existem pessoas surdas que são forçadas a viver nessas condições permanentemente.

De qualquer maneira todos nós sentimos e achamos que sabemos o que é o silêncio.As implicações são obvias. todos nós na nossa vivência temos experiências em que o ar que nos rodeia está mais "parado" e a esses momentos chamamos silêncio. Há sempre ruido mas a nossa experiência anterior pode dar-nos a falta de sensibilidade necessária para vivermos aquele desligar da musica, uma noite muito parada ou aqueles intantes antes de uma ataque num filme de terror como silêncio absoluto.

Mas sim talvez ele tenha razão e o silêncio passe a ser uma experiência impossivel até para as pessoas que não ouvem. toda esta tecnologia... esta amplificação do sinal... Estas lentes que a ciência anda a pôr nos sentidos das pessoas... qualquer dia dão num resultado qualquer desse género.

Nota: Ninguém nunca viu uma esfera e no entanto todos temos essa imagem na cabeça. Não é por nascermos com a ideia implantada à nascença. Não é porque temos formas de conhecimento "à priori" que nos levam a ter essa eperiência aparentemente comum. Isso é simplesmente a capacidade de extensão da mente. É a imaginação´- Capacidade para levar ao extremo qualquer fenómeno que vivemos parcialmente no nosso dia a dia.

No comments: