4.15.2005

Leiam um bocado sem ver sobre o que é ou se é grande - O João mandou-me isto para o mail.

Pessoa:
Cada vez gosto mais do mundo
E vejo como ele é perfeitamente imperfeito desde sempre
Estou a apaixonar-me por coisas simples
por momentos
por ideias
passagens de poetas
-hoje vou deixar uma nota de tudo isto-
Como os momentos em que paramos de ler
e os olhos ficam turvos com a imaginação
Levantamos
crescemos
craimos
Poluimos mundos etéreos com a nossa presença
despoluimos a nossa contingência humana
Navegamos
esquecemos que respiramos
Soltamos imagens
Revelam-se coisas

Homem:
brutal

Pessoa:
E desejamos sem desejar
Estou com a fúria positiva
uma espécie de luta de amor dentro de mim
Não sei como é que cheguei aqui
não encontro referências
mas sei que há caminho
Os arcos
as pedaladas
as fogueiras

Homem:
tou a ver que sim, estás a chegar até aqui

Pessoa:
E as viagens?
Agora sempre que as lágrimas me correm tenho um sorriso nos lábios
ardo
num ardor bom
Vou deitar tudo numa superfície
para que não seja preciso eu estar cá
o que quero que fique é apenas isto que cresceu em mim
apenas a impossibilidade do silêncio numa noite
em qualquer noite

Homem:
Rio

Pessoa:
Onde é que o som está?
porque a respiração mostra a força de um corpo que só pode amar
porque só foi amado
mesmo quando julgava que não
a distância é uma pequena maravilha
uma lente para o interior da nossa alma
mas nem todos gostam de se ver tal como são
doi
é forte
é profundo em tudo
em altos e baixos que só depois percebemos serem as ondas
de um mar que nos balança
como o bébe que ainda somos
Fogo

Homem:
mas só conheces essa essencia de que falas através da partilha?

Pessoa:
estou com palavras engarrafadas na cabeça
Mas para te responder, sim, sempre e apenas
na partilha, na janela, no olho, nos dedos que tocam coisas que damos
Prontamente

Homem:
estás em processo de iluminação
são sensações tornadas palavra, é muito bom

Pessoa:
ainda tenho medo dessas palavras
Não é assim tão bom
Se alguma coisa é apenas porque é realmente sentido
é só por vir directamente do peito sem barreiras

Homem:
Rio

Pessoa:
gostava de escrever mais
cada vez mais percebo como as palavras levam as forças que tenho descoberto
tal como as outras artes
que sempre foram mais naturais para mim
mas afinal a única arte é amar
não conheço outra

Homem:
podes entao unir isso tudo

Pessoa:
É essa a ideia
a grande ideia é sempre a que une
e nessa união quero encontrar pessoas
Juntar todos
não excluir quase ninguém
mas há riscos
há o risco de se ser foleiro
de ser romântico demais
e é preciso ver a efermidade da palavra também
tal como da arte
de tudo a esfumar-se contantemente
e nesse efumar estamos nós a arder
e a limentar os corpos
que têm fome e frio

Homem:
a impermanência

Pessoa:
Nada fica e ao senti-lo descobrimos o melhor amor
Amor mesmo
Porque o amor partilha isso com o mundo... não tem nada de sólido

Homem:
entao e diz-me se preferes um instante intenso que justifica tudo ou uma vida mais temperada?

Pessoa:
Não tenho hipotese de escolher isso na realidade
porque acho que a vida já é esse momento intenso
Não sei o que é uma vida temperada... será uma vida com pouca chama?

Homem:
hm n sei se concordo com isso

Pessoa:
Estamos cá para arder

Homem:
estamos sempre a fazer balanços a vários prazos
sim no fundo é se valerá trabalhar para uma fogueira grande
independentemente do tempo q arde
ou devemos apostar em faze-la arder

Pessoa:
Eu tenho optado sempre pelo máximo de intensidade
E sempre pelo mais dificil
quando era facil ser adolescente não fui
entrei estoicamente na vida consciente para pensar
para tentar arder para a maior fogueira
fui acordando
fui ardendo para alimentar uma fogueira mais pequena
quando era facil aceitar o pensamento e ter uma vida mais temperada
Mudei outra vez
E assim tracei o caminho mais dificil e completo que consegui
Mais intenso para mim
mais arriscado
tudo para ver o mais que conseguir
Tudo pelo momento
Um Carpe elevado
A respota é sim, se for assim
sou pelo momento único e intenso
O meu problema é que a resposta que dou a essa pergunta não está no que atinges
mas no como fazes
nas pequenas coisas que o acompanham
o segredo de uma noite não é propriamente o jantar
mas se o céu está limpo
a companhia
os sons
acho que é a imagem que me vem agora
a que funciona para mim pelo menos

Homem:
gosto da imagem nao me vou por para aqui como sofismas
acho q é mesmo isso
nao nos basta so estar vivos
e nos temos a consciencia disso
é estranho

Pessoa:
é o melhor no meio disto tudo
Os católicos diriam a nossa maior benção!
hehehe
é um estranho que ninguém pode compreender

Homem:
é a providência!
Sabes q só recentemente
há poucos meses
é q me convenci da neutralidade
da consciência
e muitas vezes me esqueço disso

Pessoa:
eu também

Homem:
acho q é desta educação...
que esquece que so se poderia chamar explicacao a algo que explicasse tudo

Pessoa:
achas?
Não sei...
Pois
é bem observado

Homem:
eu antes achava sinceramente q a consciencia me fazia sofrer
e nao era a cena da ceifeira pelo menos conscientemente

Pessoa:
é o princípio de tudo
sem sofrimento nao encontramos nada, não podemos é procura-lo
é por isso que eu não vejo o sofrimento do ponto de vista judaico-cristão
que é de penitência
Vejo apenas que sem ele não podiamos distinguir entre o que é e o que não é sofrimento
é uma ideia essencial para tudo o que não entendo no mundo. A maldade, a morte, a estupidez...
tudo são as entiteses do Hegel
tese, antítese, síntese

Homem:
Sim é tipo dialectica?

Pessoa:
Sim semelhante
o início mais simplificado da ideia é este
sem morte no mundo nem sequer tinhamos palavra para designar vida
era parte da essência do mundo

Homem:
tou a ver

Pessoa:
O que o Hegel diz é que este é um fenómeno histórico e provavelmente da essência do mundo: há algo e o anti-algo, depois juntam-se e recomeça
como as partículas e as antipartículas
Tal como a ideia oriental...
mas temos cada vez mais relações destas

Homem:
sim o yin yang é isso

Pessoa:
a grande diferença ente o Hegel e o Marx, é que o Hegel dizia que primeiro está o ser e que o ser age sobre a matéria e que é assim que começa o ciclo
O Marx discordava com iss
Achava que o começo do ciclo era na matéria
e a matéria é que agia sobre o ser
as implicações filosóficas, políticas e sociais disto são imensas

Homem:
pois

Pessoa:
as pessoas quando ouvem isto a primeira vez dizem logo...
pois, o que é que vem primeiro "o ovo ou a galinha"?
Mas o inicio não está nem num nem noutro
está na energia
é aí que podemos beber na física e na ciência para evoluir no mundo das ideias
pelo menos é o que tenho tentado fazer

Homem:
estava a pensar em termos de energia agora
mas será q o inicio nao poderá ser a oposição entre a matéria e a energia?

Pessoa:
oposição?
não a vejo
mas explica lá

Homem:
antitese mas no sentido de complementaridade
no facto de se dizer q sao interconvertíveis
podiamos admitir que seriam a antitese primordial
anterior ao ser

Pessoa:
Estou a pensar

Homem:
Voltei a preocupar-me com o destino do Homem.
Pessoa:
Boa mudança!
Mas como é que há energia e matéria sem ser... se ambos existem... e para existir é preciso ser não é?
Eu penso que é diferente ser e existir
mas para existir (conjunto pequeno) é preciso já ser (conjunto grande – todo)

Homem:
desculpa eu há bocado interpretei
ser como um ser/individuo
quase no sentido biológico

Pessoa:
Ha! não não... era o Ser.


Homem:
tenho de ir ler outra vez
...
Ok, o verbo ser
n percebo bem o q é a matéria agir sobre o ser

Pessoa:
Pois ficou um bocado no ar...

Homem:
como distingues ser de existir?

Pessoa:
existir - matéria
o "palpavel"

Homem:
ser parece mais abrangente

Pessoa:
O Ser é
E dele só se pode dizer que é - de acordo com Parménides
um dos meus filósofos favoritos
é (um pre-socrático) um peripatético como alguns filósofos gostam de chamar
Homem:
nao sei o q diz

Pessoa:
Ele fez um poema lindo
sobre o ser
em que diz o que não é o ser
porque dele só se pode dizer que é
ou seja
o mundo da ideias para platão
O Sol
O existir são as sombras
O Bem é a origem para Platão
O Ser
Parménides foi o único que teve a coragem de ser totalmente rigoroso
de não dizer nada ao lado
Só se pode dizer que é
e porquê?
Porque é preciso dizer só aquilo que é claro
para não haver confusões
tudo o resto fica definido pelo (silêncio) complementar
isto apenas se seguirmos a regra de sermos sempre claros
de dizer apenas o que se pode dizer explicitamente

Homem:
e no poema nao define o ser pelo complementar?

Pessoa:
Não porque não define o Universo. Só diz que há um Universo e decreve o é que nele não é ser. O ser pertence em grande parte ao indizível
excepto numa coisa
podemos dizer que é
Mas o poema usa muito a ideia de complementar
O wittgenstein foi quem disse isso de explicar o indizivel pelo complementar
E acho que ele andou a ler Parménides como eu

Homem:
muito bom
Vão os dois para a calha

Pessoa:
São coisas bonitas que te catapultam para coisas que acabam por ser mais simples do que estes conceitos que normalmente obrigam adolescentes a decorar na escola
São do melhor
A nada da nata
Hehehe

Homem:
eu confesso q nunca prestei muita atencao aos clássicos
sem contar talvez com Heraclito e umas coisinhas de Platão
pq aquela cena de tendermos para o bem sempre me pareceu mal explicada

Pessoa:
Platão é a Síntese
por isso já levas aí muito
cada sintese é sempre uma tese

Homem:
mas é um facto
que as "humanidades" nao evoluiram praticamente nada desde os gregos
só a ciencia

Pessoa:
Eu acho que o total não evolui assim disparatadamente
partilho o teu sentimento
mas temos mais perspectivas
mais olhares

Homem (a rir):
sim e menos deuses
a apaziguar-nos

Pessoa:
Portanto melhorou pelo menos para alguns
é sempre assim apesar de tudo

Homem:
e podemos falar com gente à distancia
temos coisas bestiais

Pessoa:
Esse é o nosso poder da consciência estranha e neutral que temos. Agora, como diz o homem aranha: com cada poder vem uma responsabilidade
hehehe
Desculpa a colherada na cultura pop americana
mas é preciso fazer cair por terra o desejo de fazer de deus de um império

Homem:
lol
tambem há de ter coisas boas

Pessoa:
A resposabilidade não é desculpa para matar
é o impulso para alimentar

Homem:
e achas q o fito deve ser a libertacao do contexto temporal em que "és"

Pessoa:
sim

Homem:
ou como a ciência nos ensina devemos ser o mais adaptados possível ao nosso tempo

Pessoa:
não...
Mas isso é um equilíbrio que não critico em ninguém
uns precisam mais de se sentir parte de coisas e grupos
estão numa fase do seu caminho

Homem:
então achas q nos devemos esforçar por nos libertarmos das influências que tivemos
é muito discutivel esta cena

Pessoa:
Depende das influencias
amar é uma influencia...

Homem:
n consigo decidir

Pessoa:
temos de escolher o que nos influencia... e não se nos deixamos infleunciar ou não
todos somos influência
mas podemos escolher graças à nossa força propria... à nossa estranha consciencia


Homem:
mas essa escolha
pode ter sido aprendida
e podes só ter prazer com o q te ensinaram
Pessoa:
hummm
Prazer... uma palavra que não esperava aqui

Homem:
determinismo arghhhhh

Pessoa:
quase tudo é aprendido
mas temos força para desaprender
há o acaso que marca a diferença entre dois irmãos
um que ama outro não
Há a falta de certeza
há prazer onde aprendemos que há e onde a nossa força nos leva a procura-lo
A influência que escolhemos ... a ecolha influenciada
mas como eu já disse amar é influenciar
influencia vem de: no mesmo fluxo
São apenas direcções
forças
vectores
que se encontram
ou não
quando se encontram chamamos-lhes influência
é tudo interacção
como numa luta

Homem:
ok
então voltando a cena do nosso tempo
achas q somos adaptados nao ao tempo
mas às influencias que levares durante a vida
e isso pode afastar-te da norma
é isso?

Pessoa:
sim
acho que o esforço que devemos fazer é para o intemporal
Isso afasta-te da norma sempre que estiveres consciente disso
a norma é a banalidade por questionar

Homem:
ok
parece-me bem

Pessoa:
Estava aqui a pensar
esta conversa era fixe para o mundo

Homem:
lol
Pessoa:
Posso mandar a outras pessoas?
não tal e qual, obviamente...

Homem:
Claro!
Acreditas que estava agora a pensar como curtia
ler conversas destas
num livro
foi sintonia

Pessoa:
vamos ver como é que as pessoas vão reagir...
Só quero que a conversa valha apenas pela conversa
e nada mais

Homem:
sim
eu acho q foram tudo influências
temos de falar mais vezes

Pessoa:
tem de ser

Homem:
ultimamente repara que raramente consigo falar sobre algo que eu pense e seja mesmo importante durante mais de 60 segundos
Também te acontece?

Pessoa:
Claro
Por isso tento escrever
Ou então vou à procura de pessoas especiais

Homem:
acabo semrpe com um desbloqueador de conversa ridiculo do genero sei lá

Pessoa:
hahaha
somos todos assim

Homem (a rir e a sorrir):
porque consigo falar sobre o benfica durante horas
ou sobre factos
quaisquer que eles sejam
disso é q nós gostamos

Pessoa:
No teu caso não há factos que te afoguem a consciência
Porque só voamos com asas.
As andas também são objectos que construimos para ver as coisas de cima
Andamos lá em cima assim...

Homem:
Hehe

Pessoa:
Esta conversa não acabou nunca.


Conversa que o João Reis me enviou para o hotmail. Trocas que acontecem no mesenger de alguém com um outro. Uma noite que admiro e que li com prazer.

No comments: