3.21.2006


Art and cartoons Posted by Picasa

1 comment:

Anonymous said...

mas lol porquê?... isto não tem graça nenhuma!!! porque é que se fazem caricaturas sobre os muçulmanos «bárbaros», «incultos», «sanguinários» -- eles cortam cabeças, eles enforcam numa poça de sangue, eles manifestam-se de uma forma primária, violenta e «estúpida»??? porque nós, europeus, somos superiores a eles?... mais cultos e mais democráticos e mais abertos e mais dados à «liberdade de imprensa» e à «liberdade de pensamento» e às outras liberdades todas?...
Se alguém chamasse puta -- só porque tem liberdade «de expressão» para o fazer -- às vossas mães (manuel furtado dos santos e vilma) vocês seriam capazes de atacar embaixadas, castigar quem o disse, ser «bruto» e «selvagem» e «incivilizado»?? Espero bem que sim, dessa maneira ou de outra (digamos «simbólica», já que nós somos europeus, civilizados e modernos).
Como espero que, se alguém desrespeita (mesmo que inconscientemente) o que há de mais sagrado na religião dos Outros (e, no caso do Islamismo, é um desrespeito absoluto representar as figuras da sua religião, seja Alá ou o seu Profeta), esse alguém seja responsabilizado pelo que fez.
Deixemo-nos de tretas: as caricaturas não representam o que quer que seja de «liberdade de expressão», são apenas uma forma de racismo (Racismo!) e de pretensa superioridade «moral» ou «política» ou «comportamental». Vocês que publicam as caricaturas sobre as caricaturas (Manuel) e riem com isso («só lol», diz a Vilma) deviam ter vergonha (e, já agora, deviam lembrar-se que Portugal, o nosso país, é um território povoado por pessoas -- todos nós!! -- de sangues misturados: sangue árabe, sangue judeu, sangue celta, sangue indiano, sangue negro... Por exemplo, já pensaram o que aconteceu ao milhão de negros que veio de África há 500 e 400 anos e que, aparentemente, desapareceu nos nossos genes sem deixar rasto?) e deviam pensar que a tolerância (e o respeito!!!, para já não falar do Amor pelo diferente) tem muito mais a ver connosco do que aquilo que fazem os nórdicos do norte da Europa (aqueles que fazem uns desenhos giros a gozar com o Profeta dos escarumbas do norte de África?).
Com respeito (e não, não tomei a liberdade de chamar o que quer que fosse às vossas mães; era só uma liberdade «jornalística», principalmente porque NÃO CONHEÇO as vossas mães, que devem ser umas senhoras extraordinárias, de lado nenhum, tal como os caricaturistas NÃO CONHECEM o islamismo de lado nenhum), A.